Conteúdo - Centro

SNDPD realiza hoje a 4ª Reunião do Comitê Nacional do Cadastro-Inclusão e da Avaliação Unificada da Deficiência

Notícia 851 de 17/02/2017

Acontece hoje (17) em Brasília a 4ª Reunião do Comitê Nacional do Cadastro-Inclusão e da Avaliação Unificada da Deficiência. Com a coordenação da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos o Comitê tem a finalidade de criar instrumentos para a avaliação biopsicossocial da deficiência e estabelecer diretrizes e procedimentos relativos ao Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Cadastro-Inclusão.

O Comitê tem suas atividades divididas em dois subcomitês. No Subcomitê do Modelo de Avaliação Unificada da Deficiência apauta é a apresentação do Plano de Trabalho da validação científica do instrumento de avaliação da deficiência - o Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr), destacando as atribuições e competências da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos demais órgãos envolvidos no processo de construção do modelo unificado de avaliação, assim como o papel da equipe de pesquisadores da UnB.

Já no Subcomitê do Cadastro-Inclusão serão finalizadas as apresentações das bases de dados dos Ministérios que possuem registros administrativos de pessoas com deficiência. Além disso, será discutido o desenho do Cadastro, sua operacionalidade, custos e responsabilidades.

O Comitê do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Avaliação Unificada da Deficiência foi criado em abril de 2016 e é composto por um representante, titular e suplente, de diversos órgãos.

Para assistir a transmissão ao vivo da reunião acesse http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/node/1393.

Assessoria de Imprensa

Antonio Felipe de Almeida Gonçalves
Assessor de Comunicação - Gabinete do Secretário
Telefones: +55 (61) 2027 - 3493
E-mail: antonio.goncalves@mj.gov.br