Conteúdo - Centro

Protocolo de atenção à saúde da pessoa com transtornos do espectro autista está em consulta pública

Notícia 336 de 05/02/2013

O Ministério da Saúde (MS) colocou em consulta pública, na última sexta-feira (1º), o protocolo que trata da diretriz terapêutica de saúde das pessoas com autismo e suas famílias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma ação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, que prevê a construção de um Protocolo Clínico para o tema. Desde a última sexta-feira (1º) interessados podem contribuir com o debate.

A Linha de Cuidado para Atenção Integral às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas Famílias, terá informações detalhadas quanto ao diagnóstico, tratamento, controle e acompanhamento dos usuários em relação aos cuidados de agravos à saúde. Consulte aqui o protocolo.

As contribuições poderão ser encaminhadas ao MS até o fim de fevereiro deste ano através do endereço eletrônico linhacuidado.autismo@saude.gov.br.
Após as alterações no texto, o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do ministério, que coordena a avaliação, vai publicar a versão final válida em todo o território nacional.

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Antonio José Ferreira, comemora. “A ação é de grande importância, pois possibilita a uniformidade no atendimento das pessoas com autismo e denota de modo palpável a plena efetividade do Plano Viver sem Limite, melhorando a vida das pessoas com deficiência no Brasil”.

Viver Sem Limite – No eixo saúde, o Plano prevê a produção de Protocolos e Diretrizes Clínicas, que têm como objetivo estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o método de manejo e tratamento farmacológico e não-farmacológico. De 10 Protocolos Clínicos, cinco já foram publicados: Triagem NeoNatal; Síndrome de Down; Lesão Medular; Amputados; e Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE).

Assessoria de Comunicação Social