Conteúdo - Centro

Ministra dos Direitos Humanos empossa novos representantes do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência

Notícia 849 de 16/02/2017

Com a presença da Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois os novos membros do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) no biênio 2017-2019 tomaram posse nessa quarta-feira (15) no auditório da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.

Imagem: A fotografia mostra o auditório em um ângulo central. Do lado direito e do esquerdo estão sentadas as pessoas que acompanhavam a posse. Na frente, em uma mesa retangular e em cima de um tablado, estão os componentes da mesa de posse, dentre eles o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Substituto, Moisés Bauer Luiz, o ex-presidente do CONADE Antonio José Ferreira e a Ministra de Direitos Humanos, Luislinda Valois. wood Imagem: A fotografia mostra o auditório em um ângulo central. Do lado direito e do esquerdo estão sentadas as pessoas que acompanhavam a posse. Na frente, em uma mesa retangular e em cima de um tablado, estão os componentes da mesa de posse, dentre eles o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Substituto, Moisés Bauer Luiz, o ex-presidente do CONADE Antonio José Ferreira e a Ministra de Direitos Humanos, Luislinda Valois.

            Durante a cerimônia de posse a ministra falou sobre a importância do CONADE para a elaboração e controle das políticas públicas e a responsabilidade dos novos conselheiros e do governo. “O CONADE foi criado para que a população com deficiência possa tomar parte do processo das políticas públicas a ela destinada, através do diálogo. Vocês tem uma grande responsabilidade nesse órgão colegiado e saibam que sempre podem contar comigo nas lutas”, afirmou a ministra.

            O Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Moisés Bauer Luiz, foi eleito presidente do CONADE e ressaltou o papel dos conselheiros. “Nós precisamos de um conselho efetivamente atuante. E eu espero que consigamos dar mais força ao CONADE, tornando mais efetiva a participação social, buscando  auxiliar o governo a aprimorar as políticas do setor” disse o secretário.

Representante da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Marco Antonio Castilho Carneiro, foi eleito vice- presidente do CONADE e comentou sobre o papel da sociedade civil no fortalecimento do conselho. “Vamos trazer discussões transversais sobre a temática afim de garantir efetivamente na garantia dos direitos da pessoa com deficiência”, destacou Marco.

O evento contou ainda com a presença do secretário-adjunto de Direitos Humanos, embaixador Sílvio Albuquerque, da Secretária Nacional da Criança e do Adolescente, Cláudia Vidigal e parlamentares.

O CONADE

Formado por 38 conselheiros, sendo 19 da sociedade civil e 19 do governo, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão superior de deliberação colegiada, criado em 1 de junho de 1999 para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social. O CONADE faz parte da estrutura básica da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos.

Assessoria de Imprensa

Antonio Felipe de Almeida Gonçalves
Assessor de Comunicação - Gabinete do Secretário
Telefones: +55 (61) 2027 - 3493
E-mail: antonio.goncalves@mj.gov.br

Arquivos para baixar
AssuntoExtensãoTamanhoDownload
.JPG6.3 MBBaixar