Conteúdo - Centro

Exposição “PARA TODOS”

Exposição Para Todos - O Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil

Sejam bem-vindas e bem-vindos à exposição “Para Todos”, que conta a história da evolução do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil!

O projeto desta exposição itinerante leva em consideração o conceito de ‘desenho universal’, em que os painéis, suportes e estruturas para apresentação do material, bem como o espaço onde ele está disposto, são acessíveis a todas e todos os visitantes, sem a necessidade de adaptação. Ferramentas facilitadoras como fones para audiodescrição da visitação são disponibilizados.

Divulgar a história dessa luta é o objetivo principal deste trabalho. Tornar pública a mudança de suas conquistas do assistencialismo para os direitos humanos é indispensável para que nós, brasileiras e brasileiros, continuemos a construir uma sociedade sem barreiras para todas e todos em igualdade de oportunidades!

De acordo com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que hoje no Brasil faz parte da Constituição, temos o dever de “(...) garantir o respeito pela dignidade inerente, a independência da pessoa, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a autonomia individual, a não-discriminação, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, o respeito pela diferença, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade, a igualdade entre o homem e a mulher e o respeito pelas capacidades em desenvolvimento de crianças com deficiência”.

Esta exposição é uma oportunidade de experimentar espaços e informações que estão ao alcance de todas e todos com autonomia, seja qual for à condição física, sensorial, intelectual ou mental dos visitantes.

CIRCULE, PERCEBA, PARTICIPE!

Antonio José Ferreira
Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Arquivos para baixar
AssuntoExtensãoTamanhoDownload
Catálogo "Para Todos".pdf1.23 MBBaixar