Conteúdo - Centro

Acessibilidade

O sítio foi desenvolvido de forma a oferecer acessibilidade aos visitantes, seguindo as diretrizes e a metodologia do W3C – World Wide Web Consortium Página externa, apresentada no documento Diretrizes para Acessibilidade de Conteúdos Web – WCAG 2.0 Página Externa organizados pelo Web Acessibility initiative – WAI Página externa, que é um departamento deste consórcio e nas diretrizes brasileiras do Governo Eletrônico e-MAG 3.0 Página externa.

O sítio tem sua acessibilidade aprovada por validadores automáticos, por pessoas com deficiência altamente capacitadas (Leda Lucia Spelta e Marco Antonio de Queiroz) e pela sua utilização em testes em diversos navegadores (somente texto e gráficos). Sua linguagem foi revisada para que se tornasse clara e simples; sua codificação sem erros e dentro dos padrões Web, além de ter sido testada sua utilização de forma a garantir que o conteúdo e estrutura não perdessem sua usabilidade, com ou sem a apresentação oferecida pelas folhas de estilo (CSS).

O design foi concebido para ser flexível a diferentes resoluções, sendo que de 960px a 1280px de largura o layout se adapta à tela. Procurou-se também criar as letras com fontes grandes.

Acreditamos que a acessibilidade deste sítio o esteja deixando apto a uma boa navegação via teclado, pelos inúmeros leitores de tela, ampliadores de tela e, claro, por mouse e em em navegadores como o Webvox, Lynx, Firefox ou Internet Explorer. Além disso, informamos que o carregamento de cada página esteja sendo feito o mais rapidamente possível, que o site possa ser bem navegado por todos os usuários, inclusive os de celulares.

Navegação pelo Teclado

  1. Em todas as páginas, com exceção da principal, pressionando-se a tecla ALT em conjunto com o algarismo 1 (ALT + 1), no Internet Explorer, e as teclas ALT, Shift e o algarismo 1 (ALT + Shift + 1) no Firefox, salta para o conteúdo principal da página.
  2. Teclando-se as mesmas teclas, nos respectivos navegadores, acompanhadas do algarismo 3 em qualquer página do site, chega-se diretamente em sua busca interna.
  3. No Firefox, ao se pressionar suas teclas de acesso, entra-se diretamente na página proposta, enquanto que no Internet Explorer, ele apenas posiciona o cursor no link para se clicar e, no caso da navegação via teclado, deve-se usar ENTER para acessar a página desejada.
  4. Nos navegadores somente texto, como o Webvox e Lynx, por esses não executarem as teclas de acesso, deve-se navegar normalmente pela página sem esse auxílio;
  5. Ao se teclar ENTER em "Saltar para o conteúdo", o cursor salta deste para o título do conteúdo específico da página em que se está navegando. Isso serve para qualquer navegador e leitor de tela, menos para o Virtual Vision, que exige uma codificação especial na âncora que está fora dos padrões web e acabam por fazer links na recepção dos saltos.

Dicas da estrutura

Algumas partes da estrutura do site são descritas fora da tela, através de CSS, de forma que somente os leitores de tela captem, como: "Topo da página", "Menu horizontal", "Coluna direita", "Coluna esquerda", "Conteúdo – Centro", "Rodapé" e "Final de página". A intenção dessas pequenas descrições é de dar às pessoas com deficiência que utilizam leitores de tela e que queiram navegar pelo site sem fazer saltos, lendo toda a página ou linha a linha, uma noção espacial das regiões da página na tela.